quinta-feira, 12 de março de 2009

Entre uma decepção e outra, que tal uma pausa para aprender?





Tem época na vida da gente que parece que os encontros 'amorosos' são mais uma provocação do que uma oportunidade de se sentir satisfeito e feliz... Assim, vamos contabilizando decepções e desacreditando na possibilidade de viver uma experiência positiva e motivadora.

Quando isso acontece, creio que o melhor seja parar. Uma pausa para aprender. Ou melhor, antes apreender. Perceber o que está acontecendo, quais são nossos verdadeiros desejos e quais tem sido nossas atitudes para torná-los concretos.

Muitas vezes, fazendo uma análise mais justa e desapegada, sem assumir nenhum papel, nem o de vítima das armadilhas da vida, nem da sacanagem dos outros e nem o de culpado, como se tudo o que fizéssemos estivesse definitivamente errado, terminamos descobrindo que há alguma incoerência nisso tudo.

Só que para isso precisamos de tempo... e principalmente de coragem para admitir limitações, assumir pensamentos negativos e confiar mais na sabedoria da vida e seu ritmo. O que acontece, no entanto, é que a maioria de nós não quer esperar, não quer refletir. Tem apenas um único pensamento que alimentamos o tempo todo: quero namorar, quero ter alguém!!!

Será que estar com alguém é o mesmo que estar feliz? Pode ser que sim, mas pode ser que não... e se por qualquer motivo você não tem ficado com quem deseja, talvez seja o momento ideal para um intervalo, tão útil entre uma decepção e outra...

Tempo de se observar, de observar as pessoas e ouvir o que elas dizem. Tempo de aprender, crescer, ter uma nova conduta, desenvolver uma nova postura. Aguardar até que a vida lhe mostre qual é o melhor caminho a seguir... mas para ver, você precisa estar atento... sem tanta ansiedade, sem tanto desespero para tentar fazer com que as coisas aconteçam do jeito e na hora que você quer...

E se nenhuma resposta vier, talvez signifique que você precisa ver e ouvir com o coração. Respeitar o silêncio. Aceitar a ausência de quem você tanto deseja encontrar... Talvez não haja uma resposta e nem haja uma explicação.

Às vezes, simplesmente não existem respostas nem explicação. Apenas a vida. Apenas as pessoas. Apenas o mundo. Apenas a dor e o amor. Apenas...

E se insistirmos em não aceitar, em brigar, em nos rebelar, em nos revoltar... conseguiremos tão somente mais dor... e menos amor. Aceite que você não tem o controle, que você não pode decidir sozinho, que o universo tem seu próprio ritmo. Faça o que está ao seu alcance; faça a sua parte... e bem feito; da melhor maneira que puder...

E o que não puder, entregue e espere... porque embora diga sabiamente a música "quem sabe faz a hora, não espera acontecer", tem ocasiões nesta vida em que quem sabe espera acontecer e respeita a hora de não fazer... até que um dia, o amor de repente acontece... porque seu coração estava exatamente onde deveria estar para ser encontrado!

Rosana Braga

14 comentários:

  1. Faz realmente todo o sentido não é?
    As vezes nos afobamos em demasia, mas não adianta. Tudo tem a hora e o lugar para acontecer.

    Bj com carinho

    ResponderExcluir
  2. È..nem brigo mais com a vida por isso..estou no aguardo..
    beijão

    ResponderExcluir
  3. e o que se faz qd as bombas te perseguem???
    :(
    rsrsrs

    bjoks

    ResponderExcluir
  4. Então !
    É isso que preciso na minha vida , aprender e levantar a cabeça sabe !
    A bunda ta pesada demais pra mim levantar e seguir a vida em frente
    Mas nem por isso vou desistir

    ResponderExcluir
  5. Passeando pela net, encontrei seu blog e gostei MUITO! Me identifiquei com sua maneira de pensar e agir. Estou começando um blog, ainda neném que tb fala dessas inquietações, gostaria muito que fosse conhecer, para que pudéssemos trocar figurinhas.

    Estarei sempre por aqui!
    Beijos sinceros!

    ResponderExcluir
  6. Está certíssima em cada colocação. Mas é difícil estar em companhia de NÓS MESMAS, ao menos para mim. E, por isso, reafirmo a sua ideia de que ESTAR COM ALGUÉM NÃO NECESSARIAMENTE significa que estamos felizes!

    Boa reflexão. Beijos, Zin.

    ResponderExcluir
  7. Uma relação amorosa, está condenada a fracassar se não houver cumplicidade enter o casal em todos os actos e momentos!
    O teu texto é excelente!

    Beijos e um bom fim de semana...

    ResponderExcluir
  8. Minha avó sempre dizia que não há mal que não venha para o bem, dificil é visualizarmos este bem enquanto estamos sofrendo perdas. Mas ela tinha razão, de tudo se aproveita alguma coisa, e um dia tudo muda outra vez.
    beijos e bom final de semana

    ResponderExcluir
  9. Pintura, imagem poética...
    Poesia palavra pintada...
    Uma, esboço de figura amada;
    A outra, ténue palavra profética!

    Pintura e poesia...
    Imagem e palavra de sentimento
    E de amor em utopia!

    São o sonho que sonhei...
    Quando, no Éden amei!

    (FERNANDA & POEMAS)

    Desejo a você um excelente final de semana com muito amor no coração
    Abraços: Eduardo Poisl

    ResponderExcluir
  10. Ficar por ficar, só pra ter alguém não é legal, tem que ter cumplicidade, carinho...


    Bom fim de semana pra vc!

    ResponderExcluir
  11. Eu também adorei o seu blog!

    Os textos são gostosos de ler, leves, atraentes... Parabéns!

    Te espero por lá mais vezes, tá bem!?

    Abraçãooo.

    Pedro Antônio - A TORRE MÁGICA - www.atorremagica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Esse texto é minha cara!!!
    Se eu tivesse escrito não conseguiria traduzir tão bem o que estou sentindo!!!
    Amei!!!
    Maravilhoso!!!

    ResponderExcluir
  13. Não é à toa que eu sempre passo por aqui. Olha, se todo mundo que lesse teu blog conseguisse refletir sobre os textos que vc posta e tentar colocá-los ao menos 10% em prática, muita coisa mudaria nesse mundo. Estou exatamente na fase que esse post descreve. Namorei durante um bom tempo da minha vida e, agora, percebo que a vida quer me ensinar a ficar sozinha pq isso tb significa crescimento. Claro que às vezes eu morro de saudades de certas coisas, palavras, cumplicidade e etc. Mas sei que estou no caminho certo pq a gente tb tem que aprender a ser amigo da gente, a se bastar. Acho que qdo eu conseguir ficar na paz interior - que estou procurando - aí sim estarei preparada para um novo amor. E tenho certeza: se ele vier depois dessa fase vai ser uma questão de lucro e não de necessidade de ter alguém. Necessidade, aliás, é uma palavra perigosíssima. Às vezes chamamos nos poemas o amor de necessário pq procuramos nele aquilo que não temos em nós mesmos. É por aí... Bjs

    ResponderExcluir
  14. era tudo que eu queria ler no momento!
    :)

    ResponderExcluir