domingo, 5 de abril de 2009

TIRE-O DA CABEÇA



Você estava apaixonado por alguém e levou um fora. Acontece mais do que acidente de avião, desastre com romeiros e incêndio na floresta. Corações partidos é o grande drama nacional. O que fazer? Ainda não lançaram um manual de auto-ajuda que consiga eliminar nossa fossa, e dos amigos só podemos esperar uma frase, repetida à exaustão: tire esse cara da cabeça. Parece fácil. Mas alguém aí me diga: como é que se tira alguém de um lugar tão cheio de mistérios?

Gostar de alguém é função do coração, mas esquecer, não. É tarefa da nossa cabecinha, que aliás é nossa em termos: tem alguma coisa lá dentro que age por conta própria, sem dar satisfação. Quem dera um esforço de conscientização resolvesse o assunto: não gosto mais dele, não quero mais saber daquele prepotente, desapareça, um, dois e já!

Parece que funcionou. Você sai na rua para testar. Sim, você conseguiu: olhou vitrines, comeu um sorvete e folheou duas revistas sem derramar uma única lágrima. Até que começa a tocar uma música no rádio e desanda a maionese. Você não tirou coisa alguma da cabeça, ele ainda está lá, cantando baixinho pra você.

Táticas. Não ficar em casa relendo cartas e revendo fotos. Descole uma festa e produza-se para matar. Você bem que tenta, mas nada sai como o planejado. Os casais que se beijam ao seu lado são como socos no estômago. Você se sente uma retardada na pista de dança. Um carinha puxa papo com você e tudo o que ele diz é comparado com o que o seu ex diria, com o que o seu ex faria. Chamem o EccoSalva.

Livros. Um ótimo hábito, mas em vez de abstrair, você acha que tudo o que o escritor escreve é para você em particular, tudo tem semelhança com o que você está vivendo, mesmo que você esteja lendo sobre a erupção do Vesúvio que soterrou Pompéia.

Viajar. Quem vai na bagagem? Ele. Você fica olhando a paisagem pela janela do ônibus e só no que pensa é onde ele estará agora, sem notar que ele está ali mesmo, preso na sua mente.

Livrar-se de uma lembrança é um processo lento, impossível de programar. Ninguém consegue tirar alguém da cabeça na hora que quer, e às vezes a única solução é inverter o jogo: em vez de tentar não pensar na pessoa, esgotar a dor. Permitir-se recordar, chorar, ter saudade. Um dia a ferida cicatriza e você, de tão acostumada com ela, acaba por esquecê-la. Com fórceps é que a criatura não sai.

Martha Medeiros

12 comentários:

  1. Eu concordo em parte com a Martha. Acho que nossa mente tem mais poder do que a gente imagina. Td é um processo, claro, ning eskece alguém da noite por dia. Mas sou eu quem escolhe se vai alimentar a vitimização e os pensamentos em relação a determinada pessoa. sou eu quem escolhe me colocar em primeiro lugar e entender que a vida é assim, nem sempre que eu quero vai me querer.... Beijos

    ResponderExcluir
  2. Os textos da Martha, são os textos da Martha né? sempre lindos!

    Olá minha querida tem presente pra vc no post:

    http://amadrastama.blogspot.com/2009/03/selo-blog-inteligente.html

    Não sei se vc já tem, ou se já pegou hahaha, mas foi com carinho que pensei em vc. Desculpe o atraso em avisar, tenha uma excelente semana, bjinhos da Madrasta!

    ResponderExcluir
  3. É isso aí!!!!!!!!!!!
    Boa semana!!!!!!!!!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Uau!
    Realmente não é fácil esquecer, mas é bem melhor do que sofrer o resto de nossa humilde existência!
    Cada um sabe o que lhe faz feliz... é uma questão de priorizar momentos de felicidade com amigos, família e proporcionar novas lembranças pra nossa mente. Fazer ela funcionar de fato.
    Adoro os texto dela tb, gde Martha Medeiros!
    Bjks e ótima semana!

    ResponderExcluir
  5. Viajar pra mim seeeempre resolve, sempre!!! É o melhor remédio!!!

    ResponderExcluir
  6. Curti teu blog, beeeem o estilo do meu! Vou te seguir pra trocarmos ideia.
    Quanto ao post, eu digo sempre que todo luto deve ser vivido, acontece que as pessoas extrapolam esse tempo e sofrem mais do que deveriam ou poderiam sofrer, acho que em decorrencia de nao se renovarem, nao se abrirem novamente e tambem acho que tem muito daquela coisa de "orgulho ferido", de não conseguir o que queria.

    ResponderExcluir
  7. Bom texto esse, hein, Malvadinha??
    Bjoooooooooo!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Passando para desejar uma ótima quarta..
    Ainda não estou podendo ler os blogs amigos
    Minha conexão aqui é ruim...mas volto para ler
    Com mais atenção..
    Beijão

    ResponderExcluir
  9. Ai namoral que texto.fica com mais sentido quando se le passando por um momentos desses.Eu realmente estou vivendo em um mundo distânte de qualquer um que vivia.O mundo das decisões amorosa.É fantastico ler texto no qual você se envolve e desenvolve pensamentos no quais te fazem pensar,Realmente são poucos que tem o privilégio de amar,de sofrer por amor,de se dar o luxo de voltar,ter o carater de querer falar verdade...

    Sensacional o texto !!!

    ResponderExcluir
  10. qndo comecei com o blog ... quase nao via os textos da martha .. mas parece que virou virus!!
    Ainda bem. Adoro a Martha.

    ResponderExcluir
  11. Feliz Páscoa, menina! Que se renove em teu coração a esperança, a fé e a eterna alegria de viver.
    beijos

    ResponderExcluir
  12. Nesta Páscoa que você seja convidado
    Pelo nosso mestre...
    A confraternização
    Para que começamos a sentir
    a presença dele em nosso irmão...
    Para a busca da paz,
    Da união.
    Olhar para o lado dar um sorriso...
    Um aperto de mão.
    Que Jesus nos encaminhe
    para um novo amanhecer...
    Buscando no irmão o seu valor...
    Que a Páscoa! Não seja só um dia,
    Que seja todos os dias do ano...
    De busca, pelo o amor...
    O reconciliar...
    A confraternização...
    A harmonia...
    Que o coelho não traga só ovinhos de chocolates...
    Que ele traga em sua cesta...
    O AMOR E A PAZ.

    (Ducarmo de Assis)

    Boa Páscoa para você e toda sua família

    ResponderExcluir